Profissão: Biomédico

16/09/2015

oh Saudade que eu estava desta tag! Hoje com muita alegria a entrevista foi cedida por um amigo que sempre me deu apoio em minhas escolhas inclusive aqui no blog, meu leitor, meu amigo, que tenho imenso orgulho da profissão que escolheu e do ritmo que tem seguido em suas conquistas, Lucas obrigada por ter cedido seu tempo a nós.

A pessoa interessada em cursar Biomedicina deve gostar de pesquisas e estudos, principalmente na área de biologia humana, o curso possui predominância nas matérias de Exatas,biológicas e humanas, houve interesse? Então vem comigo que não entrevista abaixo tem muito mais!


O que o motivou inicialmente a escolher a carreira de Biomedicina?

Muitas coisas me motivaram a fazer este curso, outras tantas me desmotivaram também... Antes de terminar o ensino médio, há quatro anos, estava em dúvida entre os cursos de Biologia (licenciatura) e Biomedicina. O que me atraía nos dois cursos - e atrai até hoje - eram algumas matérias como genética e microbiologia. Para falar a verdade não imaginava que iria me identificar tanto com Biomedicina, escolhi pois entre os dois cursos pensei q a área da saúde seria mais interessante para mim, sabia q o profissional biomédico é aquele que auxilia o diagnóstico clínico meio que nos "bastidores", isso me interessava. A possibilidade de seguir carreira acadêmica na pesquisa científica também foi outro atrativo.

Por se tratar de um curso com matérias ligadas a química e biologia, muitos alunos tem dificuldades, encontrou isso no curso?

Com certeza, a dificuldade não é necessariamente aprender os conceitos, a matéria em si, mas associar uma coisa com as outras, a maioria das matérias do curso estão associadas de tal maneira que precisa entender que na verdade é tudo uma coisa só, separamos para melhor entender. Genética, bioquímica, patologia, fisiologia, imunologia, hematologia, citologia... Todas tem algo em comum, umas mais outras menos. É bom estar preparado para recolher seus miolos do chão em algumas aulas

O fato de ter cursado o ensino médio em escola pública?

Então... Para mim sinceramente não muito, até porque na faculdade que eu estudo a maioria das pessoas estão na mesma situação, e os métodos de ensino pareciam já estarem adaptados a isso... Claro q havia em muitos casos uma linguagem mais técnica que precisou certo esforço para entender, e alguns conceitos básicos de Biologia e química que deveríamos já saber mas precisamos pesquisar.
Eu fui abençoado com um cérebro muito "maleável", então sempre tive facilidade em aprender, isso me ajuda muito na vida (risos)

A Biomedicina possui muitas áreas de atuação, quais são suas preferidas e quais teve mais acesso durante o curso?

Na faculdade que estudo é bem focado a área de Análises Clínicas, área esta que gostei bastante, mas na verdade me interesso em tudo no curso, até aquelas coisas que ninguém quer, eu consigo achar muito interessante...
Muitos que estão se formando buscam a área de Diagnóstico por Imagem (imagenologia), que requer especialização/estágio, outros também pretendem fazer concurso público para perícia criminal. Eu, por enquanto , estou muito interessado em microbiologia e biologia molecular, são duas áreas muito interessantes e que estão bastante associadas, principalmente na pesquisa científica.
É importante o trabalho do biomédico na patologia clínica, seja em um laboratório de Análises (rotina) ou na pesquisa, ou áreas mais específicas como imagenologia, reprodução humana, citologia, etc. O indivíduo que cursa Biomedicina precisa estar ciente que o profissional deve sempre estar se "reciclando", se especializando, mesmo cursos de capacitação profissional na área que esteja trabalhando, do contrário pode tornar-se obsoleto; não necessariamente, isso decorre da perspectiva de cada um, e das condições sociais e financeiras também, é claro.

A procura por estágio é fácil?

Nem um pouco... Se o estudante quiser estágio remunerado então, pode esquecer, não é impossível, mas...
Os laboratórios costumam chamar em determinados períodos do ano, precisa ficar atento as oportunidades, procurar por estágio em grupo é melhor também, foi assim que consegui na verdade. Mas o maior problema é justamente a questão financeira, muitos alunos na minha turma trabalham, oq limita os horários para realização do estágio, que são muitas horas para sair habilitado na área, eu e alguns amigos tivemos que deixar nossos empregos. É uma escolha que precisa ser feita, infelizmente.

Quero cursar Biomedicina, qual o seu conselho?
Primeiro tenha sempre a mente aberta, faça o curso se você realmente quiser fazê-lo, isso vale para qualquer curso de graduação, faça testes de aptidão, vocacionais, converse com amigos, professores, se informe muito bem antes, veja como está o mercado de trabalho, quais são as possibilidades dentro do curso. Não estou dizendo para planejar um roteiro, isso não funcionaria... Mas se informe bem antes, quando eu entrei no curso de Biomedicina, eu já queria fazê-lo, cada semestre que passa, apesar das dificuldades, eu sinto mais vontade de continuar, o que é compreensível mas triste, não vejo na maioria dos meus colegas.
Tenha em mente também que trabalho é trabalho, ninguém faz por esporte ou porque gosta, estudar também, fazemos porque temos objetivos na vida que queremos alcançar.
Uma última dica, não importa a faculdade que você faça, pode ser a melhor que for, não se vanglorie por isso, orgulhe-se de si mesmo não do lucro que sua faculdade tem, o que quero dizer com isso: tenha humildade, se não tiver, ao menos saiba ser humilde, isso é um conselho para a vida... Tenho tantos conselhos.. Mas como dizia uma professora minha "se conselho fosse bom não se dava, vendia", então vou parar por aqui


Gostou do post? Então compartilhe!
Um Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário